Sim, minha aorta descolou e estou viva: dissecção de aorta

15/04/2016 01:07

Oi gente!

Hoje estou aqui pra falar sobre um assunto que não tem nada a ver com o conteúdo do blog, mas foi pedido por voces, então cá estou eu!

Há dois meses eu tive a pior dor da minha vida e só depois descobri que eu fazia parte de apenas 10% das pessoas que sobrevivem a um negócio que eu nunca tinha ouvido falar: DISSECÇÃO DE AORTA.

De acordo com Wikpedia:

Dissecção da aorta ou dissecção aórtica é um rasgão na parede da aorta (a maior artéria do corpo). 

Este rasgo faz com que o sangue circule entre as camadas da parede da aorta, forçando as camadas. A dissecção da aorta é uma emergência médica e pode por consequência levar à morte rapidamente, mesmo com um tratamento adequado. Se a dissecção romper a aorta completamente (as três camadas da artéria), uma perda rápida e massiva de sangue irá ocorrer. 

As dissecções aórticas que resultam na ruptura do vaso têm uma taxa de 90% de mortalidade se uma intervenção médica não é realizada a tempo.

 

E por este motivo resolvi contar em vídeo um pouco do que aconteceu.

Peço desculpas pelo descontrole das lágrimas, mas saber que eu passei por isso, e estou bem é muito emocionate pra mim:

p

Após descobrir POR CONTA o que eu tinha, fui pra Porto Alegre onde o médico me internou na emergencia e eu fui pra UTI do Instituto do Coração, onde fui muito bem atendida e fiquei monitorada durante 10 dias, segue algumas fotos:

dissecçãodeaorta

FATOS IMPORTANTES QUE EU NÃO MENCIONEI NO VÍDEO:

-A minha dissecção aconteceu em uma quinta-feira dia 18 de fevereiro de 2016, e descobrimos no dia 25 e fui internada  no dia 26 de fevereiro.

-Na semana, meu abdomem ficou muito inchado, após a dissecção.Eu achei que poderia ser gases, mas claro, não era.

-No dia 19 quando voltei ao hospital, o Dr. do plantão achou que era pedra na visícula e queria me entupir de medicaçoes e por isso eu fui embora do hospital, já que eu necessitava de exames primeiro (coisa que não o fizeram)

-Quando eu digo que descobrimos por conta, foi porque nenhum médico me pediu exame nenhum, eu e meu namorado corremos atrás para descobrirmos o que eu tinha, sozinhos.

-Em Porto Alegre eu fui consultar no Instituto do Coração, e já fiquei na emergencia na mesma hora.

- A dor da dissecção é considerada pior que a dor de parto.

 

Importante lembrar que com este vídeo quero apenas alertar sobre o problema que pode acontecer com qualquer pessoa e é pouco falado e também quero reunir as pessoas que tenham dissecção e familiares de quem teve para trocarmos informações no meu grupo no facebook que se chama VIVENDO E CONVIVENDO COM DISSECÇÃO DE AORTA

 

Em nenhum momento pensei em ter mídia ou acusar os médicos por descaso, apesar de que eu poderia ter falecido ,sim, por falta de atendimento, e poderia sim, vir a processar, mesmo assim, a raiva passou, e eu não pretendo citar nomes dos médicos.

EU ESTOU BEM E VIVA E ISSO É O QUE IMPORTA!

Agradeço sempre por esta dádiva que foi nascer de novo.

 

Obrigada pelo apoio de todos, principalmente da minha familia e vida que segue, graças a Deus!

 

Se voce conhece alguém que tenha este acidente vascular que se chama dissecção, compartilhe este post com ele, ou compartilhe para passar informação adiante!

 

Fico a disposição para esclarecer maiores dúvidas!